Brasil...........o país das prestações. O perigo do crédito fácil

Assim como houve a quebra de instituições de crédito dos Estados Unidos em 2006, o Brasil está rumando no mesmo caminho; pois se não bastasse os infames empréstimos consignados, os bancos telefonam para as pessoas oferendo empréstimos que podem ser pagos em 180 prestações em troca de juros e mais juros e até mesmo da hipoteca da casa. Está havendo uma bolha de crédito no Brasil.

Os banco por sua vez, resolveram abrir as pernas, baixando consideravelmente as taxas de juros e facilitando ainda mais o crédito. Qualquer pessoas hoje em dia que ganha menos de um salário mínimo tem cartão de crédito, a maioria, mais do que um cartão; isso pode parecer vantajoso a primeira vista, porém leva a população (que em sua grande maioria, não tem noção nenhuma de economia) a gastar muito mais do que ganha.

Todas as lojas de comércio atualmente, vendem a prazo, com prestações absurdas, em 20, 30 vezes. Vejam como exemplo o lucro que lojas como Casas Bahia tem por ano, valendo-se do povo mais pobre, vendem de tudo e seus consumidores saem da loja felizes da vida, por ter a condição de comprar uma nova geladeira, um novo fogão, um novo sofá...............mera ilusão !!!! Antes o camarada poderia ter uma geladeira de 03 anos de uso, mas era dele, hoje ele pode ter a mesma geladeira com pintura novinha, mas tem 20 prestações para pagar.


Bom esse foi o cenário nos EUA por um longo tempo, economia e crescimento econômico baseados em sua boa parte pelo crédito fácil, e veja no que deu...........a falência de vários bancos e o endividamento absurdo da população, que não conseguiam mais pagar suas dividas e suas hipotecas, gerando um empobrecimento jamais visto na maior economia do planeta..............imaginem uma crise dessas aqui !!!!

A sociedade brasileira é movida a status também, todo mundo quer mostrar que tem o carro melhor, que tem a casa maior, que tem a tv maior e por ai vai. Não estou dizendo que as pessoas não devem comprar, mas elas precisam se adequar a sua propria realidade e prioridades. Quase ninguém está preparado para momentos de crise, e pouco acham que uma crise vai acontecer, seja no pais ou em suas proprias vidas.




Não acho que exista uma solução pronta para resolver a crise. Mas, a política que o governo está fazendo com a poupança e o sistema fiscal é preocupante. E poupar, não quer dizer que se salva da crise, afinal o dinheiro não dá segurança de manter o seu valor no tempo. Nesse caso, principalmente os mais pobres que normalmente não tem como guardar dinheiro além da poupança são os mais prejudicados.
Quero é ver a desculpa desses nossos governantes quando a crise estourar, não sei se já a pequeno prazo, ou médio - mas vai estourar. As pessoas inteligentes estão percebendo que o Governo está dando o pão e circo por alguns anos, mas como a Grécia tem mostrado, um dia a casa cai e se não tivermos menos gastos, mais reformas estruturais de verdade, o país vai entrar em uma crise financeira que vai empobrecer mais da metade da população.
Triste esse nosso governo brasileiro!


Comentários